Reflexões e Provocações - Blog do Professor Henrique Branco

Professor de geografia em Belém do Pará. Especialista em geografia da Amazônia: Sociedade e gestão dos recursos naturais. Militante socialista, em busca de um mundo mais justo e menos desigual. Email para contato: henriquembranco@gmail.com

17

de
March

O papel do professor hoje na sala de aula

Não é novidade a importância e o papel desempenhado pelo professor em sala de aula. Não é possível que haja um bom processo de ensino-apredizagem sem que antes, o professor fomente a produção do conhecimento de seus alunos em sala. A questão está justamente em tornar atrativa a disciplina para um público cada vez menos interessado. Os alunos estão cada vez mais desinteressados, sem a mínima vontade em aprender, em buscar conhecimento, agregar valores, em potencializar suas competências, além de desrespeitar o professor. Essa é a triste realidade da educação no Brasil de modo geral. Como mudar isso? Criar alternativas para reverter essa preocupante situação? Parece que nem os especialistas têm as respostas. Não que sejam desconhecidas, mas a dificuldades em colocá-las em práticas no ambiente escolar. É sabido por todos que o nível educacional no Brasil diminui a cada ano. Nesta soma perversa todos tem a sua parcela de culpa, de responsabilidade: professores, alunos, pais, corpo técnico e qualquer outra pessoa que venha está ligada direta ou indiretamente ao ambiente escolar. O professor do século XXI, ou seja, aquele profissional que esteja conectado diretamente com as novas tecnologias e recursos metodológicos de ensino mais avançado deve utilizá-los em sua aula. Pelo menos é o que recomendam os especialistas. Devemos enquanto professores, buscar alternativas de aprendizagem através de recursos tecnológicos. Nossos alunos estão cada vez mais cedo inseridos em um mundo moderno, de alta tecnologia, por isso o professor deve acompanhar essas mudanças sociais, lembrando sempre que a escola, a sala de aula é uma representação social, pois neste espaço está concentrado dezenas de formas diferentes de relacionamentos sociais trazido pelos alunos. Não só professores e a escola, representada por seu corpo técnico, mas os pais também devem assumir suas respectivas responsabilidades, dividi-las com a escola. Só dessa forma poderemos diminuir o desinteresse do alunado e melhorar as condições da educação, da aprendizagem dos alunos e do aperfeiçoamento dos professores.
Filed under: Educação I

3 Comments »

  1. Comment by João Julio — Friday, 19 de March de 2010 (09:16:14)

    Estimado professor você tem toda razão e entendo a sua postagem nesse renomado blog como um desabafo é por estas e outras que vou me dedicar a pesquisa, sala de aula hoje em dia não é para qualquer um o professor tem que se desdobrar para não se desmotivar.
  2. Comment by Sandra Ramos — Wednesday, 8 de August de 2012 (11:12:36)

    Caro professor cocordo plenamente com você, pois convivo diariamente com essa realidade e confesso que às vezes fico frustrada diante do que os nossos alunos demonstram. Costumo dizer que sou uma professora um tanto "doidinha", pois para realizarmos a leitura de um texto procuro levá-los a fazerem as expressões corporais que este transmite, mas nem sempre é tarefa fácil, já que o aluno vem com sono para a escola, pois passou a noite na internet, enquanto nós, temos que descansar para dar conta no outro dia.
  3. Comment by marta aguilar — Wednesday, 15 de May de 2013 (10:35:34)

    concordo com professor ,sou aluna,e na minha sala a muitos alunos desinteressado e não respeita os professores é uma enorme falta de educação.

Leave a comment

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://henriquegeo.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.